Uma parceria entre o Canal Café, situado dentro do Campus da PUCRS em Porto Alegre, e a startup Bio 8, de São Leopoldo/RS, que valoriza resíduos sólidos, criou o Eco Coffee, um espaço sustentável, de interação, fruto da transformação de 600 quilos de resíduos descartados. O ambiente fica ao lado do Canal Café Container e foi idealizado com o propósito de conscientizar sobre a importância de valorizar os resíduos que são descartados diariamente.
A realização do projeto Idealizado por Claudio Matone, sócio-diretor do Canal, envolveu diferentes etapas e foi executado pela Bio 8 Valorização de Resíduos, que possui uma tecnologia capaz de transformar resíduos sólidos em novos produtos. Após a identificação e caracterização da destinação mensal dos resíduos do Canal Café foram realizados alguns testes de coesão para o início do projeto de desenvolvimento do Eco Coffee.
O design das mesas e bancos do espaço Eco Coffee foi inspirado nos Campus das Universidade Americanas, para que os frequentadores do local interajam, desenvolvam ideias e curtam o ambiente universitário. As formas limpas e geométricas dos tampos fazem referência às estampas das toalhas e panos tradicionalmente utilizadas em piqueniques, como plano de fundo para esses momentos de convivência em meio a natureza. Todo o projeto foi idealizado pela designer Francine Rodrigues, diretora da P3 Ambientes, de Novo Hamburgo/RS, que planeja ambientes sustentáveis buscando a harmonia entre as pessoas e o meio ambiente.
O processo de valorização dos resíduos do Canal Café ocorreu por equivalência e resultou na transformação de 600 quilos de resíduos sólidos, transformados em madeira plástica e depois construídos a partir do projeto criado pela P3 Ambientes. A fabricação foi realizada pela empresa Ser Brasil, da cidade de Veranópolis, que possui a tecnologia da Bio 8, o misturador Alavik. As estações compartilhadas foram construídas com a madeira Ecodur, ecológica e durável.
A madeira Ecodur é uma criação da Ser Brasil composta por resíduos do setor têxtil, madeireiro e mais polímeros, e possui ótima resistência à tração, abrasão, umidade e intempéries . Os resíduos utilizados neste processo seriam descartados em aterros sanitários por empresas que não possuem muitas alternativas para o descarte periódico de seus resíduos de produção. A destinação de resíduos para aterros provoca desequilíbrio ambiental e a contaminação das águas.
Segundo Claudio Matone, Sócio-Diretor do Canal Café, Alumni da PUCRS e ESPM, “O que é Canal? Canal é o meio entre duas pontas. Nós somos um espaço de interação, de geração de ideias estimuladas por estes encontros. Pessoalmente, acho que café é um ótimo acompanhamento para estes encontros”. O Eco Coffee vem atender ao propósito do Canal Café, inspirando pessoas e empresas a inovar e transformar.
Fonte: Dino