Fernando de Noronha registrou ondas maiores que a média nesta terça-feira (20), por conta do fenômeno natural chamado de Swell, originado por ventos fortes vindos do oceano. As ondas chegaram a até 4 metros de altura, fato comemorado por surfistas locais. Entretanto, os passeios turísticos de barco foram suspensos pela manhã.
Os surfistas estão comemorando o início antecipado da temporada de ondas, que costuma começar apenas em dezembro e seguir até março. Segundo eles, as ondas de 4 metros só costumam ser registradas no auge da temporada, não em novembro.
“Um swell nesta proporção não era esperado agora, está dando onda até na região do Abras (próximo ao Porto), é uma onda rara. Nós, locais, ficamos doidos quando isso acontece”, explicou o surfista Marlos Amarante.
Por precaução devido ao mar revolto, os passeios de barco foram suspensos até que seja seguro embarcar e desembarcar turistas.
“Nós achamos prudente suspender a operação por conta do risco no embarque e desembarque, é uma questão de segurança para os nossos clientes. Vamos monitorar o mar durante o dia para saber quando reestabeleceremos o serviço”, disse o diretor da Noronha Divers, Paulo Oscar Ferreira.
O mar revolto prejudica os passeios turístico, mas é positivo para quem trabalha com o surfe, como o fotógrafo Marcelo Freire.
“Novembro está muito bom, é um sinal de que a temporada de onda vai ser ótima. Cresce o trabalho, muitos visitantes vêm em busca das ondas, eu vou fotografar e surfar”, comemorou Marcelo Freire.
Fonte: G1