Eclipse lunar e superlua: as fotos incríveis dos fenômenos pelo mundo

Uma rara “superlua sangue” em meio a eclipse lunar pode ser vista no céu acima de Wollongong, na Austrália, em 26 de maio – EPA/DEAN LEWINS

Na madrugada desta quarta-feira (26/05), partes do mundo observaram o primeiro eclipse lunar de 2021, que também foi uma superlua e uma “lua de sangue”.

Um eclipse lunar total ocorre quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, lançando uma sombra na lua. Os três corpos celestes devem estar perfeitamente alinhados para que isso aconteça.

Leia também:

Uma superlua ocorre quando uma lua cheia ou nova coincide com uma maior proximidade do satélite da Terra. Isso faz a Lua parecer maior.

A lua cheia desta quarta-feira é a maior “superlua” do ano e aconteceu na mesma noite do primeiro eclipse lunar total em mais de dois anos.

O eclipse da superlua visto em Los Angeles, nos EUA – EPA/ETIENNE LAURENT
Eclipse lunar é observado sobre a cúpula da Mesquita Al Azhar em Jacarta, na Indonésia – EPA/BAGUS INDAHONO
Uma superlua, a maior e mais brilhante lua cheia do ano, coincide com um eclipse lunar total, fazendo com que a lua pareça vermelha no céu de Honolulu, Havaí, nos EUA – REUTERS/MARCO GARCIA
A superlua brilha atrás da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro – REUTERS/PILAR OLIVARES

A órbita da Lua é elíptica e um lado (apogeu) está cerca de 50 mil km mais distante da Terra do que o outro mais próximo (perigeu).

A superlua surge atrás da Sydney Opera House em noite de eclipse lunar, em Sydney, na Austrália – REUTERS/LOREN ELLIOTT

Portanto, uma lua cheia que ocorre perto do perigeu é chamada de superlua.

A lua cheia é vista sobre o Anitkabir, o mausoléu do fundador da Turquia moderna Mustafa Kemal Ataturk, em Ancara – REUTERS/CAGLA GURDOGAN

Durante o eclipse, a Lua aparece avermelhada porque a luz do sol não chegará diretamente a ela, mas parte dessa luz será filtrada pela atmosfera da Terra e as cores avermelhadas e laranja serão projetadas em nosso satélite.

Este efeito misterioso é popularmente conhecido como “lua de sangue“.

A superlua surge em nuvens acima da cidade de San Diego, Califórnia, EUA – REUTERS/MIKE BLAKE
A superlua surge sobre o farol Makapuu no leste de Oahu, Honolulu, Havaí, nos EUA – REUTERS/MARCO GARCIA
Vista da lua cheia entre as duas torres do prédio do Congresso Nacional, em Brasília, na noite do dia 25 – EPA/JOEDSON ALVES
Na Inglaterra, a superlua foi fotografada em Stonehenge, monumento pré-histórico famoso – ANDREW MATTHEWS/PA WIRE

Fonte: BBC