Candela P-12: táxi aquático e elétrico é 90% mais barato que modelos a diesel

A fabricante sueca Candela apresentou os detalhes do último trabalho: o P-12. Um hidrofólio aquático 100% elétrico com alta eficiência, que, aliada à ausência de emissões, o tornam uma excelente alternativa para o transporte aquaviário – sim, um serviço de táxi no rio.

O veículo pode navegar a 30 nós (55 km/h) e tem uma autonomia de mais de 2 horas a 20 nós (37 km/h) de velocidade. O barco também possui carregamento rápido, capaz de recarregar a bateria em apenas uma hora. Assim, teoricamente, o P-12 poderia funcionar repetidamente por mais de duas horas ligado e uma hora desligado, ou “uma frota que poderia funcionar sem parar”, de acordo com a empresa.

Leia também:

Um táxi aquático e elétrico 90% mais barato que modelos a diesel? Conheça o Candela P-12. Imagem: Divulgação

Projetado para substituir as tradicionais balsas movidas a diesel, o Candela P-12 utilizando um sistema de propulsão elétrica a bateria com um casco de fibra de carbono e hidrofólios, visando ser um veículo leve, porém robusto. O táxi aquático tem carroceria de 8,5 metros e pode acomodar até 12 passageiros na tripulação.

O P-12 também usa o mesmo sistema de hidrofólio já utilizado no Candela C-7, outro barco elétrico de luxo da empresa, mas voltado ao lazer. A tecnologia permite, entre outras coisas, reduzir o consumo de energia, o ruído e até oferecer uma experiência mais confortável aos ocupantes durante o passeio. Inclusive, tendo menos superfície em contato com a água, o veículo produz menos rastros, o que abre as portas para uma viagem mais rápida, segura e discreta em áreas restritas – ou seja, em locais onde o barco pode ser danificado ou a embacação pode prejudicar a vida selvagem marinha.

Um táxi aquático e elétrico 90% mais barato que modelos a diesel? Conheça o Candela P-12. Imagem: Divulgação

A empresa ainda garante que o taxi aquático tem um custo operacional mais barato. Segundo a fabricante, o P12 consome 80% menos energia do que um modelo com características semelhantes movido a diesel. Ou seja, a Candela estima que, com o menor custo de manutenção, a redução em relação a um veículo convencional poderia chegar a 90%.

“Mesmo em mercados onde os combustíveis fósseis são subsidiados, o P-12 será consideravelmente mais barato de operar do que os navios com motor de combustão comparáveis. Com um preço da gasolina de €$ 0,6 por litro, o P-12 será de fato cerca de 85% mais barato, em média, para dirigir”, explica a companhia no site oficial.

O P-12 deverá estar disponível para entrega no final de 2022. Se você não pode esperar tanto tempo, ainda pode adquirir o C-7 da Candela, por apenas US$ 200 mil (aproximadamente R$ 1 MILHÃO).

Fonte: Olhar Digital