Danielle Jordan / AmbienteBrasil
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveu uma coluna de destilação para recuperar solventes orgânicos. As substâncias utilizadas nos laboratórios da universidade e empresas da região poderão ser reaproveitadas.
O sistema foi desenvolvido por docentes da instituição em parceria com uma empresa privada de construção de colunas de destilação. Foram investidos R$ 200 mil para a instalação.
Segundo informações da Ufscar são eliminadas cerca de 10 toneladas de resíduos por semestre na universidade, sendo que 70% corresponde a solventes orgânicos. São gastos R$ 40 mil por ano no descarte correto desse material. Se não forem tratados adequadamente as substâncias podem provocar danos à saúde e ao meio ambiente.
A capacidade do sistema é de recuperação de 300 litros de solventes diariamente. O coordenador do projeto, professor do Departamento de Engenharia Química da UFSCar Luiz Fernando de Moura, destaca que os laboratórios vão economizar com a compra de produtos e reduzir a quantidade de resíduos químicos descartados.
“Este é um projeto pioneiro. A questão de descarte de resíduos químicos ainda não é vista de maneira muito objetiva em outras universidades, que agora podem se interessar em ter um sistema de destilação como o da UFSCar”, diz.
*Com informações da Ufscar