EXCLUSIVO: Final de semana ecológico – proteção e educação ambiental nas praias do Paraná e em Santos (SP)

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

No último domingo, dia 08, surfistas paranaenses participaram de uma atividade de isolamento e proteção dos primeiros mil metros quadrados de restinga em Pontal do Paraná.

A área está sendo preservada com ajuda do Projeto Dunas e Restinga, da Associação de Surf de Guaratuba. A entidade foi responsável pelo treinamento de outras associações que participam do Circuito de Surf de Ipanema, que vai reunir cerca de 70 atletas em atividades esportivas e de preservação. A ação deste final de semana foi realizada no Balneário de Ipanema, Praia Central, em Pontal do Paraná.

Em Santos, no litoral paulista, monitores do projeto Nossa Praia, que integra o Projeto Santos, Nossa Casa, da Prefeitura Municipal, deram continuidade às ações de conscientização ambiental. Há dez anos a equipe trabalha na sensibilização dos frequentadores da praia para a limpeza e melhoria das condições do litoral.

São vinte e cinco monitores que atuam durante todo o ano, distribuindo sacos de papel e dando orientações sobre o descarte correto dos resíduos.

O lixo deixado nas praias atinge a microfauna que vive nas areias, de acordo com a chefe da Seção de Programas Ambientais, Seproam, Débora Mandaji. Os resíduos podem ser levados para o mar, conforme o movimento das marés.

São repassadas ainda noções de ecologia e saúde pública, de acordo com informações da assessoria de comunicação.
*Com informações da Sema/PR e da Secom/Santos.