O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) voltou a insistir na implantação do complexo do Rio Madeira, dizendo que essa é uma obra prioritária para garantir a geração de energia e retomar a expansão econômica do Brasil. Ele explicou que esse projeto representa o maior investimento infra-estrutural previsto no Plano Plurianual 2004-2007.
O complexo, explicou o senador, é uma proposta integrada que visa a produção de 7.500 megawatts de energia hidrelétrica, por meio de duas barragens – nas cachoeiras de Jirau e de Santo Antônio – e, simultaneamente, criar um sistema de portos e hidrovias. Serão 4.225 quilômetros de rios navegáveis no Brasil, na Bolívia e no Peru, transformando as bacias dos Rios Madeira, Mamoré, Beni, Guaporé, Madre de Dios e Orthon.
O parlamentar disse que o projeto é “ansiosamente aguardado” pela população de Rondônia, esperançosa quanto ao desenvolvimento que ele trará. Ele acrescentou que a obra trará benefícios diretos aos estados de Mato Grosso e Acre, à Região Norte, ao Brasil e aos vizinhos Bolívia e Peru. (Agência Senado)