O trio elétrico de Ivete, que animará a festa por seis dias em Salvador (BA), será movido a biodiesel, para incentivar o uso das fontes de energia renováveis. O combustível foi produzido por nove pesquisadores da Uesc – Universidade Estadual de Santa Cruz, de Ilhéus, na Bahia. A iniciativa está inserida no projeto “Renove Brasil”, da UMA – Universidade Livre da Mata Atlântica e do PNUD, que pretende promover entre a população do Brasil e do mundo o uso de energias alternativas.
“O Carnaval é a maior festa popular do país, então é um excelente meio para divulgar essa proposta”, acredita o diretor do UMA, Eduardo Athayde. Segundo ele, os Objetivos do Milênio serão divulgados também em meio à festa, com Ivete falando para os foliões sobre a importância de utilizar a energia com consciência e pedindo para que eles procurem usar fontes renováveis. “Ela está muito feliz com a idéia. Todo o projeto foi organizado em parceria com a empresa dela, a Caco de Telha”, conta Athayde.
A divulgação, no entanto, não deve se limitar somente àqueles que seguirão o trio de Ivete Sangalo. “A ação durante o Carnaval é só o estopim. Depois vem a cobertura da imprensa e a partir daí a idéia vai sendo espalhada por todo o Brasil”, acredita o diretor. (Prima Página)