A CESS – Companhia Energética São Salvador recebeu nesta sexta-feira (01) a licença de instalação para o início das obras da Usina Hidrelétrica São Salvador. A usina será construída em uma área de 104 quilômetros quadrados, entre os municípios de São Salvador e Paranã, no rio Tocantins (TO), com capacidade para gerar 241 MW. Energia suficiente para abastecer uma cidade de 300.000 habitantes.
Juntamente com a licença de instalação, foi concedida a CESS, licença para construção de uma linha de transmissão de 230 kV. A linha de transmissão de 75 km, interligará a subestação da usina de São Salvador (TO) a subestação de Cana Brava (GO) e será responsável pela transmissão da energia de seu ponto de geração até as residências da região.
A licença de instalação da usina apresenta 23 pontos que devem ser obedecidos antes que o empreendedor possa passar para a nova fase do empreendimento: o pedido de licença de operação que autoriza o funcionamento da usina. Entre os pontos estão a realização de um projeto de balsa para a travessia entre a Vila do Rosário e Palmeirópolis (TO) e a realização de inventário florestal na área do futuro reservatório contemplando as áreas de desmatamento obrigatório e as áreas que devem ser mantidas como refúgio para peixes.
A licença tem validade de quatro anos, contados a partir da data de sua publicação, e está condicionada ao fiel cumprimento das exigências constates na licença. (Telma Peixoto/Ibama)