O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, anunciou que proporá ao Parlamento uma nova lei sobre aquecimento global, para fortalecer os esforços britânicos contra a emissão dos gases responsáveis pela mudança climática. Mais cedo, o governo britânico havia divulgado um relatório que conclui que o aumento nas temperaturas da Terra representa uma grave ameaça à economia do planeta.
O secretário do Meio Ambiente, David Miliband, disse que a lei estabelecerá um Comitê de Carbono independente, e dará ao governo mais poderes para enfrentar o problema.
O secretário afirmou que a lei descreverá a ambição do governo de cortar as emissões de dióxido de carbono em 60% dos níveis de 1990, até 2050. Ele disse que as autoridades estudam fixar metas para o período intermediário.
“Nossa lei de mudança climática providenciará um quadro claro, credível e de longo prazo para que o Reino Unido atinja suas metas de longo prazo para a redução das emissões de dióxido de carbono”, disse o secretário. (AP/ Estadão Online)