Mais um dos mistérios que envolvem o faraó Tutancâmon, foi desvendado. Segundo uma pesquisa publicada na revista norte-americana Meteoritics e Planetary Science , o punhal encontrado junto a múmia foi, de fato, feito a partir de um meteorito.
Desde 1925, cientistas tentam comprovar as “lendas” egípcias que citavam o “ferro que caiu do céu”. Mas, desta vez, foi possível fazer a comprovação científica após testes feitos com técnicas de fluorescência de raios X, que indicaram que a lâmina contém 10% de níquel e 0,6% de cobalto, concentrações de substâncias encontradas em meteoritos metálicos.
O estudo também confirma o valor que os antigos egípcios davam para o ferro dos meteoritos, usados para a produção de objetos preciosos. A pesquisa é fruto de uma parceria ítalo-egípcia e recebeu apoio de universidades italianas de Milão, Turim e Pisa, além do museu do Cairo.
O faraó Tutancâmon, conhecido como “faraó menino”, se tornou a múmia mais famosa do mundo e tem sido alvo de curiosidade de diversos historiadores que desejam desvendar mais mistérios sobre aquele que foi o mais jovem mandatário do antigo Egito. (Fonte: Terra)