Confira aqui as principais notícias e artigos que foram publicados durante a semana no Ambientebrasil.
A causa das pandemias é clara, segundo a ONU, a OMS e os especialistas
“Vimos muitas doenças surgirem ao longo dos anos, como Zika, AIDS, SARS e Ebola e todas elas se originaram de populações de animais sob condições de severas pressões ambientais”, afirmaram Elizabeth Maruma Mrema, chefe de diversidade biológica da ONU, Maria Neira, diretora de meio ambiente e saúde da OMS e Marco Lambertini, chefe da WWF International.
Os especialistas alertam que o cenário atual deve servir de lição para mudarmos nossa postura por uma mais amigável ao meio ambiente. Caso contrário, novos surtos fatais provavelmente irão ocorrer.
“O Covid-19 não passa de um sinal de SOS para o empreendimento humano. O pensamento econômico atual não reconhece que a riqueza humana depende da saúde da natureza”, disseram Inger Andersen, chefe de meio ambiente da ONU e Partha Dasgupta, importante economista e professor da Universidade de Cambridge (Reino Unido).
A solução, segundo estes líderes, é apostar em uma recuperação verde e saudável da atual pandemia de coronavírus, incluindo reformulação de leis e reforço na fiscalização ambiental, reduzindo os impactos ao meio ambiente.
Principais notícias relacionadas:
A pandemia do coronavírus pode ser uma chance ao verde
Incêndios na Amazônia podem aumentar risco de infecções graves de coronavírus, dizem especialistas
Níveis de CO2 atingem pico em maio mesmo com desaceleração econômica provocada pela pandemia
Neodímio, o valioso mineral raro escondido dentro de computadores
O que se deve fazer com velhos discos rígidos de computadores quando eles chegam ao fim de sua vida útil? Se dependesse de Allan Walton, partes deles seriam usadas para ajudar a movimentar carros elétricos.
O professor da Universidade de Birmingham é diretor da empresa Hypromag, que extrai e recicla ímãs de neodímio presentes em discos rígidos. O neodímio é um metal de terra rara – um elemento químico que é considerado um ingrediente essencial em muitas das tecnologias que usamos hoje, como smartphones e televisões. O neodímio é usado, entre outras coisas, para produzir ímãs que fazem os motores de carros elétricos girarem.
Degradação dos solos afeta 3,2 bilhões de pessoas, alerta ONU
De acordo com a ONU, 70% dos solos foram transformados pela atividade humana. “Podemos reverter esta tendência e trazer soluções para uma ampla gama de desafios, desde a migração forçada e a fome, até as mudanças climáticas”, segundo o secretário-geral, António Guterres.
Como exemplo dado por Guterres, no Sahel africano, o chamado “Grande Corredor Verde” está transformando vidas e meios de subsistência – do Senegal ao Djibuti. Resultado da recuperação de 100 milhões de hectares de solos degradados, cruciais para manter a segurança alimentar, a subsistência das famílias e a criação de empregos. Tais esforços trazem de volta a biodiversidade, reduzem os efeitos da mudança climática e tornam as comunidades mais resilientes.
Projeto brasileiro usa palha da cana-de-açúcar para gerar energia renovável
O Projeto SUCRE, gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, visa reduzir as emissões dos gases de efeito estufa por meio da geração de energia renovável, com aumento do uso de palha de cana, antes considerada “resíduo”, para complementar o bagaço já utilizado nas usinas.
O setor, que anteriormente queimava a palha da cana-de-açúcar, usa agora um sistema de manutenção da palha na superfície do solo, com apenas uma parte sendo recolhida para ser utilizada nas usinas como complemento ao bagaço, na geração de eletricidade.
O projeto se insere no âmbito de projetos de cooperação internacional que visam promover soluções de bioeconomia e contribuir para a redução de gases de efeito estufa.
Tartarugas gigantes de Galápagos voltam para casa após ajudarem a salvar espécie
Cerca de 15 tartarugas gigantes que viveram em cativeiro por décadas foram libertadas em sua ilha natal em Galápagos depois de salvarem da extinção sua espécie, que agora tem uma população de mais de 2 mil membros que se reproduzem naturalmente, informou nesta terça-feira (16) o Parque Nacional de Galápagos.
Uma das tartarugas libertadas na Ilha Española é um macho com cerca de 100 anos chamado Diego e conhecido por sua fertilidade, pois durante o período no cativeiro ele adicionou cerca de 800 descendentes da espécie Chelonidis hoodensis.
Ibama devolve à natureza 248 pássaros vítimas do tráfico
O Ibama realizou, nesta quinta-feira (18), a soltura de 248 pássaros apreendidos com traficantes de animais. Eles foram devolvidos à natureza na Chapada Imperial, reserva natural de cerrado localizada no Distrito Federal. A maior parte (218) era composta por canários-da-terra, mas também foram soltas outras aves, como pintassilgo, papa-capim, sabiá-laranjeira, trinca-ferro e pássaro-preto, entre outros.
Os canários-da-terra foram resgatados pelo Ibama na quinta-feira da semana passada (11), após operação realizada na Rodoviária Interestadual de Brasília pelo Batalhão de Policiamento com Cães da Polícia Militar. Escondidos em malas, os pássaros seriam levados de ônibus para São Paulo, onde seriam comercializados. O responsável foi autuado por crime ambiental. As demais aves também foram apreendidas com traficantes nas duas últimas semanas.