Estudo divulgado nesta segunda-feira (23) pelo governo da Austrália aponta que o nível do mar pode subir entre 0,5 e um metro até 2100 devido ao aquecimento global. O índice é superior à expectativa do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da ONU) que previa uma elevação entre 0,18 e 0,76 metro para o mesmo período.
“A estimativa plausível de aumento da água do mar até 2100, em comparação com o ano 2000, é de 0,5 a um metro”, cita o relatório com o título ‘A década crítica’, publicado pela Comissão de Mudanças Climáticas australiana. O documento também lembrou também que o nível do oceano aumentou aproximadamente 20 centímetros desde 1880.
Ainda de acordo com a pesquisa, uma elevação em 50 centímetros já causaria sérios impactos em cidades costeiras como Sidney e Melbourne, que sofreriam graves inundações.
Menos poluição – O estudo ainda comenta o processo de ‘descarbonização’ da economia do país, para minimizar as emissões de dióxido de Carbono (CO2) e uso de energia limpa até 2050. Segundo o chefe da comissão, Tim Flannery, a Austrália tem exatamente oito anos e sete meses para cumprir a meta de reduzir em 5% as emissões até 2020, em comparação com os níveis de 2000.
A maior nação da Oceania é também uma das mais poluentes em termos per capita, com uma taxa cinco vezes maior que a da China, devido às exportações de carvão e outros recursos naturais. A Austrália assinou o Protocolo de Kyoto em 2007 e atualmente discute a possibilidade de implantar um imposto sobre as emissões de carbono. (Fonte: G1)