Confira aqui as principais notícias e artigos que foram publicados durante a semana no Ambientebrasil.
Acompanhe: coronavírus no Brasil e no mundo
A pandemia em virtude do coronavírus segue em avanço, com mudanças estruturais nos serviços e na sociedade do mundo todo. Neste momento, 1/3 da população mundial está em isolamento, e com este cenário incerto, a união, a solidariedade e a empatia são essenciais.
No que se refere ao meio ambiente, tem sido registrado uma redução acentuada na poluição do ar, como indicado por imagens de satélite em Wuhan, Madri, Barcelona e Itália. Foi noticiado também, corpos hídricos mais limpos, como visto nos canais de Veneza. Em uma série de localidades os animais silvestres começaram a aparecer nas cidades, com ruas vazias e fluxo reduzido de veículos.
Em todo este cenário mundial complexo, observa-se a importância do trabalho em equipe, seja para a organização do isolamento social, para a garantia dos serviços essenciais, para a manutenção da saúde pública e para o avanço científico em busca de tratamento eficaz contra o vírus nos países.
Notícias Relacionadas:
Coronavírus: como a pandemia está esvaziando as ruas no mundo
O ar está mais puro nos países confinados por coronavírus
Por que usar sabão é melhor do que água sanitária na luta contra o coronavírus?
Afinal, cães e gatos podem contrair o novo coronavírus? E transmitir Covid-19?
Sim, o coronavírus veio da natureza – e não de um laboratório
Morcegos estão sendo mortos no Peru por medo do novo coronavírus
Parques na África fecham as portas para proteger gorilas da Covid-19
Coronavírus pode dizimar povos indígenas, diz pesquisadora
Camada de ozônio está se recuperando e mudança de fluxos de vento
A recuperação da camada de ozônio acima da Antártica continua lenta e constante. Um sintoma claro desta recuperação é a mudança na circulação atmosférica registrada por pesquisadores da Universidade de Colorado Boulder e publicada na revista Nature.
Tal mudança começou a ser observada 12 anos após a aprovação do Protocolo de Montreal – que baniu a produção de substâncias que destroem a camada de ozônio. Nos dias atuais a camada está equivalente aos níveis da década de 80, mas sua regeneração completa em todas as regiões do planeta se dará apenas por volta de 2060 – devido a longa duração das substâncias destruidoras de ozônio.
Notícias Relacionadas:
Detectado buraco na camada de ozônio no Polo Norte
Banco Mundial: esgoto tratado beneficia a saúde, o meio ambiente e a economia
O Banco Mundial lançou um estudo mostrando a importância do tratamento de esgoto para a saúde, a natureza e a economia. Atualmente, em todo o mundo, 80% das águas residuais são devolvidas ao meio ambiente sem tratamento adequado. Na América Latina, estima-se que esse porcentual varie entre 30% e 40%. O estudo apresenta projetos bem-sucedidos no setor de saneamento, inclusive no Brasil.
O relatório defende uma gestão consciente do esgoto, visto que vivemos em um mundo onde 36% da população mundial vive em regiões com escassez de recursos hídricos. Dentre as possibilidades de utilização do esgoto têm-se o reaproveitamento após tratamento, uso como fertilizantes agrícolas, como adubo em projetos de recuperação de áreas degradadas e como produção de biogás.
Na Bolívia, Jordânia e Etiópia, falta de água limpa é a face mais perversa da crise climática
Mal podia acreditar que estava andando na água. Um finíssimo espelho refletia as nuvens abaixo dos meus pés descalços. Poderia ser lindo, mas era simplesmente perturbador. À medida que eu caminhava, o chão se metamorfoseava em um deserto insalubre. Parecia lama branca, depois virou uma areia densa salpicada com um pó brilhante finíssimo. O odor era insuportável, fruto da mistura de elementos químicos com matéria orgânica em putrefação. Este relato é de um senhor que vive próximo ao lago Poopó, que já foi o segundo maior da Bolívia – tem quase três vezes a área da cidade de São Paulo – e hoje é um cenário árido e sem vida.
Enquanto nas grandes cidades sentimos as ondas de calor inclementes e enchentes fora de temporada, nas comunidades rurais isoladas mundo afora a menor variação do clima exerce um impacto significativo nos regimes pluviais e hidrológicos. Na prática, isso impõe um regime de adaptações sem aviso prévio a povos rurais que sempre tentaram compreender o mundo natural e viver em harmonia com ele, respeitando-o e extraindo o suficiente para sobreviver e conservar.
Uma nova vida para os resíduos plásticos – e para os trabalhadores
Financiado pela Dow, o programa Reciclagem que Transforma permite que a startup Boomera e a ONG Fundación Avina tragam qualificação, equipamento, gestão e profissionalismo aprimorados para cooperativas e trabalhadores. Meses depois do lançamento do programa na maior produtora de resíduos do Brasil, a cidade de São Paulo, a produtividade cresceu 70%, as vendas aumentaram 50% e os salários médios mensais subiram acima do salário mínimo.
As cinco cooperativas selecionadas para testar o programa empregam 214 trabalhadores, mas beneficiam também, pelo menos mais 450 familiares que dependem desses trabalhadores. À medida que as cooperativas se profissionalizam, os trabalhadores adquirem um novo senso de dignidade e orgulho do papel que desempenham na ampla cadeia de gerenciamento de resíduos.
As pessoas acabaram de perceber que os tucanos são mais estranhos do que elas pensavam
Os tucanos são aves admiráveis com bicos graciosos e com uma série de características mais interessantes do que você poderia imaginar. Dentre os fatos curiosos descritos neste artigo, vale citar seu bico, que sem contabilizar as penas, representa 50% do volume desses animais, além de ser muito funcional – umas das principais utilidades do bico do tucano é a de resfriar sua temperatura corporal através de uma série de vasos sanguíneos que se expandem.
Pessoas que trabalham pela conservação usam casaco especial para cuidar de filhote de zebra
O que começou como uma tragédia acabou se tornando uma história de sobrevivência e cuidado. Um filhote de zebra com poucos dias de vida sobreviveu a um ataque de leões que o deixou órfão. Para a sobrevivência do animal, foi importante a participação de um rebanho de cabras. O ocorrido foi compartilhado no Facebook pelo Sheldrick Wildlife Trust (SWT), uma organização sem fins lucrativos que atua no Leste da África.
Esse uniforme diferente foi adotado porque os potros reconhecem a mãe pelo padrão das listras. A zebra, em geral, se afasta do grupo com seu filhote até que ele consiga fazer essa identificação visual, olfativa e sonora. O uso de uma veste especial para cuidar do potro órfão tem como objetivo que consiga fazer esse reconhecimento como previsto na natureza, sem que se apegue a alguém em particular.