A Feam – Fundação Estadual do Meio Ambiente e a Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em parceria com o MMA – Ministério do Meio Ambiente e a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), lançam, no próximo dia 10 de maio, o Fórum Mineiro de Produção mais Limpa (P + L). O evento acontece às 17h, na sede da Fiemg, e contará com a presença de representantes de órgãos públicos e privados, indústrias, universidades, entidades de Ciência e Tecnologia e sociedade civil. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 0800 309 002.
A metodologia Produção + Limpa atua de forma preventiva visando amenizar os impactos ambientais causados em todas as fases do processo produtivo, contrapondo-se à tradicional metodologia de “fim de tubo” – quando as medidas de controle da poluição são empregadas para tratamento de efluentes e resíduos. Os benefícios gerados pela P + L são a melhoria das condições de trabalho, qualidade dos produtos, redução dos custos de produção e principalmente mais eficácia na preservação ambiental.
“A metodologia P+ L pode significar um aumento de eficiência e
competitividade empresarial, podendo gerar uma redução de custo, em média, de 15% com matéria-prima, água e energia”, afirma a representante da Feam no Fórum, Ana Luíza Dolabela.
O Fórum contará com vários grupos técnicos que irão discutir a P + L e apresentar sugestões para sua aplicabilidade na indústria mineira. Após o evento, que é um dos primeiros em Minas Gerais para difusão dessa metodologia, serão agendados cursos sobre Produção + Limpa para capacitar e multiplicar difusores em todo o Estado. De acordo com o coordenador da Unidade de Produção Mais Limpa do MMA, Hélio Lôbo, por meio desse Fórum será possível identificar como os setores públicos e privados podem reduzir o desperdício no processo produtivo, utilizando tecnologias P + L. (Ascom Feam)